A simplicidade dos quebra-cabeças é enganosa. Embora o conceito seja bem direto – encaixe as peças – há um nível surpreendente de atividade mental necessária para executar as etapas para completar um quebra-cabeça. Estudos psicológicos identificaram uma série de processos de pensamento que são necessários para realizar o que é de fato um processo complexo de identificação de formas e imagens e relacioná-los a um padrão geral. Mais importante ainda, resolver quebra-cabeças é um ótimo trabalho para o cérebro e pode realmente ter benefícios terapêuticos. Esses benefícios incluem:
- Habilidades para resolver problemas. Resolver as formas e os padrões coloridos que compõem as imagens em geral, incluindo a rotação das peças, relaciona-se com o tipo de solução de problemas que nos equipou para lidar em um nível subconsciente. Nossos ancestrais confiaram na capacidade de reconhecer formas e padrões no mundo ao seu redor e identificar potenciais predadores e perigos como uma chave para a sobrevivência. Completar um quebra-cabeça se encaixa nos mesmos processos fundamentais, mas em um ambiente calmo e controlado.
- Melhora a auto-avaliação. Tentar ver como as peças se encaixam e avaliar para onde elas podem ir quando não se encaixam é um bom exercício para verificar e reavaliar as escolhas. Cada peça só pode entrar em um lugar. Isso força o jogador a analisar constantemente suas decisões e ensina a ter paciência com o processo, pois é parte integrante do jogo.
- Melhora as Habilidades de Aprendizagem. Quanto mais uma pessoa joga quebra-cabeças, melhor eles reconhecem a forma, as cores, e se tornam cada vez mais rápidos. Esta é uma estrutura básica de aprendizado que então passa para outros aspectos de suas vidas. O cérebro é como um músculo, e quanto mais ele funciona, mais forte ele se torna.
- Ajuda com percepção geral e compreensão. Aprender a montar uma imagem a partir de peças parciais quando apenas parte da imagem está no lugar, é uma habilidade que se traduz em muitas áreas da vida. Muitas vezes, apenas uma certa quantidade de informações sobre uma situação está disponível e a capacidade de fazer julgamentos e tirar conclusões é uma prática fundamental para lidar com sucesso com o mundo ao nosso redor.
- Tratamento de Demência. Pacientes com demência estão sofrendo de uma doença em que o tecido cerebral está se deteriorando e as funções que residem nessas áreas são perdidas. Todos os benefícios acima constituem um exercício para o cérebro, fazendo com que as células trabalhem arduamente. Este tipo de atividade mental retarda o início da demência, mantendo mais partes do cérebro ativo por mais tempo.
Esse nível de complexidade cognitiva explica por que tantas pessoas ficam felizes em passar horas a fio montando quebra-cabeças. O que parece ser uma das atividades mais simples é, na verdade, um exercício cerebral extremamente absorvente e terapêutico com muitos benefícios. Jogar quebra-cabeças físicos ou quebra-cabeças on-line é uma atividade benéfica para crianças e adultos e idosos
Conheça nossos quebra cabeças aqui https://www.luafeliz.com/collections/quebra-cabecas-3d-robotime